Blog

Conheça os principais congressos sobre tecnologia que já ocorreram em Salvador

O Brasil está abrindo cada vez mais espaço para congressos envolvendo temas relacionados à tecnologia e ao desenvolvimento do país.

Por mais que São Paulo seja o principal polo onde esses eventos se desenvolvem, nos últimos anos outras cidades estão ganhando espaço com esse público e sediando diversos eventos com temáticas como e-commerce, social media, novas tecnologias, desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos.

O Nordeste é um desses novos polos, sendo Salvador uma das principais cidades que deram oportunidades para que amantes por tecnologia contassem sobre suas experiências. Na lista a seguir, listamos alguns dos principais eventos sobre tecnologia que já aconteceram na capital da Bahia.

Congresso de Tecnologia da Informação na Unifacs

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2016, ocorreu na cidade de Salvador o 1° Congresso de Tecnologia da Informação da Universidade Salvador (Unifacs).

O evento teve como tema as Telecomunicações e a Tecnologia da Informação, apresentando discussões sobre mercado profissional, empreendedorismo e novos negócios na área de tecnologia.

Com o apoio da Unifacs, a maior universidade privada da região norte-nordeste, o congresso teve mais de 30 palestrantes renomados da área da tecnologia e muitos docentes da universidade colaborando dentro de suas áreas de atuação.

A ideia do evento foi promover o debate entre profissionais, estudantes e amantes por tecnologia, dividindo em fóruns temáticos que deram espaço para novas ideias e novas formas de promover o mercado tecnológico dentro do Brasil.

O público do evento contou com centenas de estudantes de Ciência da Computação, Sistema de Informação, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, e outras áreas ligadas à tecnologia, mas também teve um alto número de profissionais de diversas áreas, mostrando que a modernização do país é um assunto muito recorrente dentro de nosso mercado profissional.

A Cerimônia de Abertura ficou responsável pela palestra magna do profissional Professor Dr. Joberto Martin, muito reconhecido na área, e ao longo do evento foram aplicados diversas oficinas e minicursos com o objetivo de aprimorar as habilidades dos visitantes engajados por tecnologia.

Encontro BIM – Investir Para Poupar Recursos

Realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia, no dia 13 de abril de 2016, o evento que foi promovido pela Brasoftware, uma das maiores provedoras de soluções sobre tecnologia no país, teve como foco profissionais nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação.

O principal objetivo foi explorar novas vertentes da Plataforma Building Information Modeling, relatando exemplos de casos de sucesso ocorridos no Brasil e como isso pode ajudar o resto do mundo.

O evento apresentou as vantagens de uso dessa nova tecnologia que tem demonstrado ser uma verdadeira revolução no setor de construção civil, principalmente por facilitar e ampliar a comunicação entre engenheiros e arquitetos, sendo uma técnica que está impactando de forma positiva diversas construções ao redor do mundo e fazendo com que erros relacionados ao desperdício de material, coordenação entre profissionais e trabalhos desnecessários não aconteçam mais. O evento que teve apenas 50 vagas, foi muito concorrido, sendo um sucesso para os que conseguiram participar.

Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop)

Em outubro de 2015, ocorreu a 43ª edição do Seminário Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação para Gestão Pública.

Realizado desde 1973, esse é um dos eventos mais importantes sobre tecnologia do país, ele tem como público-alvo pesquisadores das áreas de desenvolvimento da tecnologia e informática, profissionais e gestores dos setores públicos, estudantes e acadêmicos engajados na democratização da informação e no desenvolvimento do país.

Essa edição, que teve como tema “Governo Inteligente: Colaboração e soluções inovadoras em TIC” foi um verdadeiro sucesso de público, contando com mais de 600 inscritos. O evento tem como principal objetivo a troca de ideias entre visitantes e especialistas, além de servir como um lugar de busca por novas soluções envolvendo tecnologia para a modernização e desenvolvimento do Brasil. A edição de 2015, em específico, apresentou uma ampla participação de palestrantes e profissionais de tecnologia.

IT Forum

O IT Forum de 2016 teve como principal tema a Inércia Ativa: Olhando para o futuro sem recorrer às respostas do passado. É um evento que reúne os principais CIOs das maiores empresas do Brasil para discutirem sobre as principais mudanças envolvendo assuntos como tecnologia e política no país.

A edição de 2016 também apresentou uma troca de ideias entre executivos e os novos empreendedores, abordando suas experiências e dificuldades.

Um dos destaques dessa edição foi quando o vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Dezena, juntamente do gerente-executivo de TI, mostraram as evoluções e o desenvolvimento tecnológico que permitiram a transição do atendimento bancário físico para o digital.

Além disso, essa edição utilizou o conceito de Storytelling para narrar histórias relevantes que estejam relacionadas ao tema do evento.

Congressos em Salvador – BA

Salvador já foi a capital do Brasil há muito tempo atrás; mas, mesmo perdendo esse posto, a cidade não perdeu sua importância.

Não importa de qual área você seja em seu estudo e/ou trabalho: você provavelmente consegue encontrar congressos superinteressantes e importantes na cidade. A Bahia já é anfitriã de um congresso imenso: o CONAC – Congresso Nacional do Conhecimento. Promovido pelo Cones (Congresso Nacional dos Estudantes de Saúde), o CONAC é o maior congresso universitário do país, com foco em palestrantes, professores e estudantes de várias áreas – como medicina, arquitetura, administração e outras mais. Só que o CONAC acontece em Porto Seguro.

Em Salvador existem muitos congressos baianos, sejam religiosos, acadêmicos, de medicina ou empresariais. O que é muito interessante é que, eventualmente, congressos bem maiores acontecem na cidade. Estamos falando de congressos de escala nacional e até internacional.

Um exemplo local de um grande evento é o Congresso de Direito Empresarial Bahia. Ele se destaca por não apenas proporcionar palestras e conferências, com grandes professores e profissionais responsáveis por todo o congresso. Ele ainda oferece inscrições para um concurso, que premia trabalhos acadêmicos em várias categorias. Isso estimula muito os estudantes da área do direito e quem mais queira se especializar em direito empresarial.

Além de muito importante para os estudantes baianos, o congresso facilita que pessoas do Brasil todo venham, oferecendo cotações e pacotes de viagem. É um modo excelente de enriquecer e trazer mais novidades para Salvador.

Se falarmos de alguns eventos importantes mais recentes, podemos citar congressos nacionais que ocorreram em Salvador em 2016, de duas áreas completamente diferentes.

Um deles foi o X Congresso Brasileiro de Queimaduras. Específico, não é? Você pode pensar que esse congresso pode não ser tão diverso e enriquecedor, mas não é bem assim. Ele é destinado a profissionais e estudantes de todas as áreas relacionadas a queimaduras e vítimas de queimaduras. Além de médicos, são profissionais de terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, fisioterapia e até nutrição. O congresso trouxe cerca de 400 pessoas a Salvador.

O evento é patrocinado por diversas marcas e empresas de produtos farmacêuticos, além de apoio institucional de associações, sociedades e federações de todo o país e até da América Latina.

Em uma data bem próxima a esse evento, Salvador serviu de cidade anfitriã para o XV Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado. De perfil bem diferente, esse congresso é destinado a profissionais, operadores e estudantes de direito, abrangendo toda a comunidade jurídica.

No entanto, com o Brasil em seu estado de crise atual, o congresso também convidou a sociedade brasileira, toda, a participar. Afinal, as palestras e conferências tiveram todas um grande tema de fundo, que regeu todos os tópicos abordados por seus participantes: a crise brasileira atual.

A crise foi abordada como um todo: política, socioeconômica, judicial, eleitoral e tributária. O congresso trouxe muitas questões sobre todos os lados do que acabava de acontecer e ainda estava  acontecendo ao fim ano de 2016. Reforma eleitoral; reforma tributária; discussões prévias sobre as possíveis (e hoje reais) mudanças na previdência de servidores públicos; o papel do STF (Supremo Tribunal Federal); questões a respeito de combate à corrupção, a lei anticorrupção; a Lava-Jato; improbidade administrativa; e até financiamento de campanhas e responsabilidade de partidos políticos.

Como dito anteriormente, os tipos de grandes congressos em Salvador são diversos. Há congressos religiosos, como o SIM Salvador, focado na vocação para jovens, promovido pela Igreja Batista. Há os congressos acadêmicos, voltados para estudantes, apenas, ou para estudantes e profissionais, saindo um pouco do âmbito puramente universitário e científico.

Um outro bom exemplo de grande congresso que ocorrerá em Salvador é o CONIFIC – Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna Vertebral, a acontecer em maio de 2017. O congresso, com um público-alvo bem delimitado, trará palestras e congressistas dos EUA, Cuba e doutores de todo o Brasil.