Congressos em Salvador – BA

Congressos em Salvador – BA

Salvador já foi a capital do Brasil há muito tempo atrás; mas, mesmo perdendo esse posto, a cidade não perdeu sua importância.

Não importa de qual área você seja em seu estudo e/ou trabalho: você provavelmente consegue encontrar congressos superinteressantes e importantes na cidade. A Bahia já é anfitriã de um congresso imenso: o CONAC – Congresso Nacional do Conhecimento. Promovido pelo Cones (Congresso Nacional dos Estudantes de Saúde), o CONAC é o maior congresso universitário do país, com foco em palestrantes, professores e estudantes de várias áreas – como medicina, arquitetura, administração e outras mais. Só que o CONAC acontece em Porto Seguro.

Em Salvador existem muitos congressos baianos, sejam religiosos, acadêmicos, de medicina ou empresariais. O que é muito interessante é que, eventualmente, congressos bem maiores acontecem na cidade. Estamos falando de congressos de escala nacional e até internacional.

Um exemplo local de um grande evento é o Congresso de Direito Empresarial Bahia. Ele se destaca por não apenas proporcionar palestras e conferências, com grandes professores e profissionais responsáveis por todo o congresso. Ele ainda oferece inscrições para um concurso, que premia trabalhos acadêmicos em várias categorias. Isso estimula muito os estudantes da área do direito e quem mais queira se especializar em direito empresarial.

Além de muito importante para os estudantes baianos, o congresso facilita que pessoas do Brasil todo venham, oferecendo cotações e pacotes de viagem. É um modo excelente de enriquecer e trazer mais novidades para Salvador.

Se falarmos de alguns eventos importantes mais recentes, podemos citar congressos nacionais que ocorreram em Salvador em 2016, de duas áreas completamente diferentes.

Um deles foi o X Congresso Brasileiro de Queimaduras. Específico, não é? Você pode pensar que esse congresso pode não ser tão diverso e enriquecedor, mas não é bem assim. Ele é destinado a profissionais e estudantes de todas as áreas relacionadas a queimaduras e vítimas de queimaduras. Além de médicos, são profissionais de terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, fisioterapia e até nutrição. O congresso trouxe cerca de 400 pessoas a Salvador.

O evento é patrocinado por diversas marcas e empresas de produtos farmacêuticos, além de apoio institucional de associações, sociedades e federações de todo o país e até da América Latina.

Em uma data bem próxima a esse evento, Salvador serviu de cidade anfitriã para o XV Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado. De perfil bem diferente, esse congresso é destinado a profissionais, operadores e estudantes de direito, abrangendo toda a comunidade jurídica.

No entanto, com o Brasil em seu estado de crise atual, o congresso também convidou a sociedade brasileira, toda, a participar. Afinal, as palestras e conferências tiveram todas um grande tema de fundo, que regeu todos os tópicos abordados por seus participantes: a crise brasileira atual.

A crise foi abordada como um todo: política, socioeconômica, judicial, eleitoral e tributária. O congresso trouxe muitas questões sobre todos os lados do que acabava de acontecer e ainda estava  acontecendo ao fim ano de 2016. Reforma eleitoral; reforma tributária; discussões prévias sobre as possíveis (e hoje reais) mudanças na previdência de servidores públicos; o papel do STF (Supremo Tribunal Federal); questões a respeito de combate à corrupção, a lei anticorrupção; a Lava-Jato; improbidade administrativa; e até financiamento de campanhas e responsabilidade de partidos políticos.

Como dito anteriormente, os tipos de grandes congressos em Salvador são diversos. Há congressos religiosos, como o SIM Salvador, focado na vocação para jovens, promovido pela Igreja Batista. Há os congressos acadêmicos, voltados para estudantes, apenas, ou para estudantes e profissionais, saindo um pouco do âmbito puramente universitário e científico.

Um outro bom exemplo de grande congresso que ocorrerá em Salvador é o CONIFIC – Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna Vertebral, a acontecer em maio de 2017. O congresso, com um público-alvo bem delimitado, trará palestras e congressistas dos EUA, Cuba e doutores de todo o Brasil.